«Vértigo» de Hitchcok eleito melhor filme de sempre

A longa metragem, «Vértigo», de Alfred Hitchcock foi designado «melhor filme de todos os tempos» superando «Citizen Kane« de Orson Welles, segundo uma sondagem realizada pela revista «Sight and Sound» do Festival de Cinema Britânico (BFI).

A publicação especializada realiza sondagens do género há mais de dez anos e, até agora, o filme de Orson Welles, «Citizen Kane» ocupou sempre o primeiro lugar da lista dos 50 melhores filmes das últimas cinco décadas.

Na lista, os cinéfilos elegeram «Vértigo», de 1958, o filme do mestre do cinema de terror em que atuam James Stewart e Kim Novak, como melhor filme do ano ultrapassando o anterior vencedor por 34 votos e não incluíram nenhum filme rodado nos últimos dez anos.

Os especialistas, num total de 846 distribuidores, críticos, académicos e escritores valorizaram, segundo as regras da votação, os filmes em função da história cinematográfica, sentido estético, e impacto dos filmes a nível pessoal.

Entre os dez primeiros filmes registaram-se nove entradas novas, entre os quais os filmes «Man with a movie camera»nde Dziga Vertov, de 1929, a «Paixão de Joana D´Árc», de Carl Dreyer, de 1927, e «2001, Odisseia no Espaço» de Stanley Kubrick, realizado em 1968.

De acordo com Nick James, diretor da revista, os resultados da classificação refletem as mudanças verificadas no estilo e cultura da crítica cinematográfica nos últimos anos.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s